CINE-TEATRO/PORÃO >>
QUINTA 01 AGOSTO 20h - 00h30
show 21h30
couvert artístico R$62
---------------
*Lugares não marcados, por ordem de chegada! Não é garantido sentar junto.
*Opções de comidas e bebidas no bar do Largo.
---------------------
Ganhador de 5 Grammys e um dos melhores bateristas brasileiros da atualidade, Edu Ribeiro lança News, novo álbum de seu trio. Com a formação guitarra, contrabaixo e bateria eternizada em álbuns como “Bright Size Life” (Pat Metheny, Jaco Pastorius e Bob Moses, 1976) e “EnRoute” (John Scoofield, Steve Swallow e Bill Stewart, 2003) mas com a diferença de ter um baterista como líder, Edu Ribeiro ao lado de Bruno Migotto no contrabaixo e Vinícius Gomes na guitarra, traz essa sonoridade para suas concepções de composição e interpretação, sempre baseadas na tradição brasileira. Neste trabalho, Edu divide as composições com algumas de suas influências na condução da música e carreira como Chico Pinheiro, Hamilton de Holanda, Fábio Torres e os companheiros Bruno e Vinícius. “Quis gravar músicas que fizeram parte da minha vida, músicas que toquei muitas vezes em países diferentes diretamente com seus compositores, aqui redesenhadas com uma nova perspectiva que representa esse momento que estou vivendo.
Esse álbum nasceu da vontade de registrar músicas importantes na minha trajetória e se transformou em algo novo. Gravei músicas que toquei diversas vezes em diferentes países, que me fizeram me reinventar para criar uma participação ativa da bateria, que me renderam muitas transcrições de outros músicos por sua levada e que me instigaram a criar solos que soem como uma outra composição, feita na bateria em cima dessa estrutura.
Também tive a vontade de reverenciar alguns parceiros que me influenciaram diretamente em nossa jornada de trabalho. Músicos da minha geração que, de tão próxima amizade e de tanto respeito musical, acabaram me deixando participar de alguns momentos da geração de sua arte, como se estivesse participando de uma gestação, pensando nos detalhes, no nome, no quarto, na cor da parede onde vai ser pendurado o quadro com a foto do rebento. É assim que penso que nasce uma obra em qualquer arte. Na música, qualquer motivo melódico, ideia rítmica ou mesmo uma peça inteira, nascem de um momento único de geração, do ápice da espontaneidade de cada um, sendo lapidada posteriormente com todo o carinho, em momentos de muita concentração e expectativa.
Depois que trouxe essas músicas para meu novo trio, com os queridos Vinícius Gomes e Bruno Migotto, tive a certeza de que o passar do tempo me trouxe coisas boas como novos timbres, novas sonoridades e novas expectativas. Essas novidades que apareceram naquelas músicas que eu já tocava há muito tempo, me trouxeram um frescor muito forte que me fez compor mais duas músicas novas inspiradas nessa formação. Um trio de guitarra me remete às proveitosas tardes de estudo com meu amigo Chico Pinheiro. Porém, quando fui tocar algo que fazíamos juntos há 10 anos, eu já tinha um outro som de bateria, já havia vivenciado outras polirritmias e outros assuntos que me deixaram claro que tinha novidade no meu som. Assumi essa novidade e assumi meus novos timbres. Sempre tive um som de bateria tradicional mas me coloco disposto a experimentar outros sons aqui, misturando timbres tradicionais da percussão com os timbres modernos dos novos pratos e abafamentos que nunca estiveram presentes na minha palavra.
Espero que vocês gostem destas “News” que preparei para vocês.
-------------------------------------
Dúvidas ou informações: reservas@casadefrancisca.art.br | (11) 3052-0547
Para grupos com mais de 13 pessoas e/ou eventos fechados, entre em contato pelo email eventos@casadefrancisca.art.br